Notas Técnicas

Aqui em “Notas Técnicas” coloquei materiais que poderão ajudar muitíssimo aos nobres dirigentes das Faculdades, sobretudo, das pequenas, que tem dificuldade em acessar um Consultor, ou cujo serviço às vezes fica muito caro e as contas estão difíceis (certo?).

Estes materiais são objeto de consulta, não podem fazer o trabalho que tem que ser feito, porém, é fundamental se os dirigentes souberem como “a banda toca”.

Aceito sugestões, críticas e contribuições!

SUGESTÕES CLIQUE AQUI!

(Vai abrir uma aba lateral para enviares sua mensagem. Grato!)

Para baixar os materiais é bem simples. À semelhança do que tenho feito em outras páginas, coloquei aqui o link direto do documento (na cor laranja) e para baixar o documento no Site (cor azul).

(1) Manual do Enade. Por que este material é da máxima importância? Porque o INEP ao fazer o Recredenciamento da Faculdade (IES), bem como o MEC em outras avaliações específicas, trabalha com um índice de aproveitamento da Instituição no quesito: “como realmente está a qualidade do ensino junto aos estudantes e professores”? Isto é absolutamente justo e está previsto na Constituição Federal, como lemos:

“Art. 206. O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: (…)

VII – garantia de padrão de qualidade.”

Baixar o Documento: Manual do Enade 2016

Alguns Operadores aconselham as Faculdades a terem um funcionário (pedagogo de carreira) 100% focado o ano inteiro apenas e tão-somente em trabalhar a qualidade do Exame do Enade. Isto pode parecer um exagero, mas não é. Se verificardes o referido Manual, vereis que o resultado do Exame influencia em tudo, inclusive no índice que a Instituição possui que oscila entre zero e cinco.

(2) Pacote de Leis e Normas Sobre o Ensino à Distância. Temos dito em nosso Site que é preciso atuar com seriedade em torno das questões que vão surgindo no dia-a-dia e para criação de políticas institucionais que sejam fortes o suficiente para preservar a identidade a linha de caminhada das IES. O EAD é um caminho interessante, porém, muito especializado e que precisa de especialistas que examinem cuidadosamente as suas regras. Creiam-me, não é uma coisa fácil colocar um EAD de alta qualidade no mercado. Há hoje uma enorme guerra de mercado que procura captar os estudantes pelo quesito “preço” e não pela “qualidade estruturada do ensino”. Isto porque há enormes empresas que precisam dar satisfação de lucro aos seus acionistas. Minha linha de entendimento é que é possível atuar na conquista do cliente/estudante com um produto não tão barato, mas que priorize substancialmente a qualidade que fará toda a diferença na verdade de mercado diante dele no momento em que a demanda precisar do serviço. Todavia, o primeiro passo é: entender as regras do jogo!

Baixar Documento: Pacote de Legislação do EAD

(3) Políticas de Educação Para Necessitados Especiais – Pauta da máxima relevância, que atinge nossos irmãos e irmãs com necessidades especiais. Material que pesa muito na construção de uma política interna da IES na hora de pensar como atender à esta demanda obrigatória por força de Lei.

Baixar Documento: Educação Para Pessoas com Necessidades Especiais

Documento de Apoio na Sobre Pessoas com Necessidades Especiais

(4)